top of page
Logo colegio2025.png
Carlos Firpo - bio e escolas.jpg

Carlos Alberto de Menezes Firpo, oitavo filho de João Firpo Junior e Antônia Menezes Firpo, nasceu em Aracaju, no dia 14 de abril de 1912. Em 1942, casou-se com Milena Napolioni Mandarino com quem teve duas filhas: Maria Julieta Mandarino Firpo (1945) e Maria das Graças Mandarino Firpo (1949). Na madrugada de 29 de abril de 1959, enquanto dormia em sua residência da Rua Campos, com toda a família na casa, a vida de Carlos Firpo foi barbaramente subtraída por criminosos, encerrando uma trajetória ascendente e promissora.

Carlos Firpo Graduou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1933 especializando-se em obstetrícia. Retornado a Sergipe tornou-se Diretor (1949), por cerca de nove anos, do Hospital Santa Isabel, onde operou uma completa transformação, obtendo o credenciamento do IAPI, o que aumentou consideravelmente a subvenção do nosocômio. Além disso, construiu a maternidade, implantou os serviços de RX e laboratório, lavanderia mecânica, edificou a clausura das Irmãs, o centro cirúrgico, estendendo todos os benefícios aos mais carentes, aos pobres indigentes. Carlos era também um militante político, udenista atuante e influente, ex-Prefeito de Aracaju, que lutava com afinco para ter o seu nome acolhido como vice-governador na chapa de Heribaldo Vieira. Entretanto, ambos não eram os preferidos da cúpula udenista, liderada por Leandro Maciel, governador de então. Mas Carlos lutava pela indicação. 

http://https://infonet.com.br/blogs/o-assassinato-de-carlos-firpo/

Carlos Firpo - bio e escola.jpg3.jpg

    Médico humanista e dedicado à profissão, querido pela população, criou e dirigiu o primeiro laboratório de pesquisas patológicas e de produtos farmacêuticos de Sergipe. Colaborador do professor Parreiras Horta no Instituto Oswaldo Cruz, fundou em Aracaju o Instituto que tem o nome do ilustre cientista e dele foi o primeiro presidente, cargo que exerceu até o final da vida. Durantes os anos de 1941 e 1942, foi prefeito da capital sergipana. Faleceu em sua residência no dia 29 de abril de 1958.

http://medicosilustresdabahia.blogspot.com/2011/10/76-sergipe-carlos-alberto-de-menezes.html

Carlos Firpo - bio e escolass.jpg

‘’O assassinato a facadas do médico e ex-prefeito de Aracaju, Carlos Firpo, ocorrido em fins de abril de 1958, dentro da própria residência, na rua de Campos, abalou a sociedade aracajuana daquela época e teve repercussão nacional. Passados 63 anos, o crime segue envolto em mistérios, com depoimentos conseguidos à base de tortura, assassinato de testemunha e trapalhadas jurídicas. A história, digna de “thriller policial”, é contada pelo jornalista Luiz Eduardo Costa, no livro “A Casa Lilás  – Memórias de um Crime”, que já foi para o prelo da Edise e nas próximas semanas estará nas livrarias.’’

https://www.sosergipe.com.br/luiz-eduardo-costa-lancara-o-livro-a-casa-lilas-contando-a-historia-do-assassinato-de-carlos-firpo/

Carlos Firpo - bio e escolarrr.jpg
volte a Escola.png
bottom of page