

Sala Rosa Faria
apresenta
Releitura imagética a partir do esboço padrão da pintura de Romero Brito


CONTEXTO

Em 2011 o artista plástico pernambucano Romero Britto, presenteou a Ex Presidenta da Republica do Brasil Dilma Rousseff com uma tela, pintada por ele, retratando a mesma (foto) . Além disto, em homenagem a primeira presidenta do Brasil, o artista pagou US$ 20 mil para publicar o desenho na revista New York Magazine, do jornal New York Times.
OUÇAM!
APRECIEM!










Sergipana, professora, artista plástica, pesquisadora, telegrafista, jornalista, taquígrafa e poeta. ‘’Eis as pétalas dessa rosa/rainha que perfuma o bouquet cultural de Sergipe’’.

Rosa Moreira Faria, nasceu na cidade de Capela, no dia 28 de abril de 1917, filha do artista João Guimarães Faria (João da Luz, como era conhecido) e de Dona Arminda Moreira Faria.Aracaju -1997) Dona de um talento nato. Tornou-se respeitada e admirada em todo o Estado. Memorialista, em 1968 Rosa criou em sua casa uma Galeria que depois se transformaria no ‘’Museu de Arte e História Rosa Faria’’. Seu legado é valiosa fonte de pesquisa, sejam de caráter histórico, social e cultural. Sua coleção compunha-se de pinturas em tela azulejos, porcelanas entre outras. Pecas que que delineiam a trajetória da artista e sua paixão por Sergipe. Após seu falecimento o acervo passou a compor uma das salas do ''Memorial de Sergipe Universidade Tiradentes'' (atual Memoria de Sergipe Prof Jouberto Uchôa), Lá encontra-se a exposição permanente ''O pincel do tempo'' (...) ''imagens da sua vivência das cidades de Sergipe e reveladas por meio da sua imaginação em uma justaposição entre o físico e o onírico.''

Rosa e seu pássaro
E ROSA FARIAS?



